Massa caseira com gostinho de antigamente!

Momento jaba! Nossa grande amiga Cris tem uma mamãe que faz massas caseiras sensacionais! Elas são o maior sucesso aqui no escritório e nas nossas cozinhas.

Ela faz massa para lasanha, espaguete e talharim num processo 100% artesanal, e o resultado é uma massa levíssima, saborosa e muito fácil de preparar, que combina com todos os tipos de molhos.

Nesse fim de semana comemoramos o dia das mães numa reuniãozinha com minha sogra e os padrinhos do meu digníssimo, ou seja, pressão total na cozinheira. Fiz uma lasanha à bolonhesa bem tradicional com a massa da dona Jacira e ficou de raspar o prato.

Para essa aprendiz de cozinheira, a massa da mãe da Cris tem três grandes vantagens: não leva corantes, conservantes nem nenhum outro “ante” que torna a comida artificial e com gosto de restaurante por quilo. A segunda, é super fácil de preparar, ela fica pronta em menos de cinco minutos. E a terceira, o precinho é de amiga! O pacote de meio quilo custa R$ 5,00 e rende horrores.

Para encomendar, manda um e-mail para a Cris, clicando aqui, ou liga pra dona Jacira: (19) 9251-0799.

Minha irmã é vegetariana. Sim, isso exige um milhão de malabarismos culinários. Para ela, eu criei a receita abaixo, com o talharim branco:

Talharim artesanal com molho rústico

(receita da Dedê)

Os Ingredientes:

  • 500g de massa
  • 1 cenoura
  • 3 talos de salsão
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 5 tomates sem pele e sem semente, bem maduros (dá para substituir tranquilamente por tomate pelado da latinha)
  • 1/2 pote de champignon
  • Cheiro verde, colorau, sal e pimenta do reino à gosto

O Preparo:

O legal é picar a cenoura, o salsão e a cebola em cubinhos pequenos, e deixar o alho bem batidinho. O champignon vai laminado e os tomates em cubos um pouco maiores.

Começo refogando a cebola em azeite até ficar um transparente. Junto o alho e cozinho um pouco mais. Acrescento a cenoura e o salsão e deixo amolecer um pouco, por cerca de 5 minutos.

Acrescente o champignon e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até ele ficar mais moreninho. Junte os tomates, o tempero e um pouco de água quente para dar um caldinho. Deixe apurar e dar uma reduzida.

Enquanto isso, cozinhe a massa por uns 4 minutos em bastante água fervente temperada com bastante sal (tem que ficar com gostinho de água do mar).

Corrija, se necessário, o tempero do molho e junte à massa, decorando com queijo parmesão e o cheiro verde. Serve bem quatro comilões!

Talharim ao molho rústico

Talharim ao molho rústico

Sobre tanamesablog

Gente que gosta de cozinha, de mexer, picar, misturar e de agradar os amigos com mimos culinários!
Esse post foi publicado em Bons contatos!, Fáceis de fazer, Massas, Prato Principal, Veggie e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário